top of page

Aumento do número de deputados é um cuspe na cara do povo

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Enquanto as manchetes da grande mídia falam sobre a implementação de novos impostos e cortes na saúde e educação por conta das dívidas do Estado, com nomes complicados e difíceis de entender, o que acontece na calada da noite no congresso é o que todos sabemos: farra dos políticos com dinheiro público. É assim que podemos começar a falar sobre o absurdo aumento do números de deputados federais de 519 para 531 e também o de deputados estaduais, aprovado pela câmara e logo em seguida pelo senado em votação relâmpago.


Sob o argumento tacanho de que é necessária uma atualização deste número por conta do aumento da população, algo em si frágil pois todos os estados já possuem um ótimo número de representantes, enfiaram goela abaixo do povo uma decisão que irá aumentar os gastos só do congresso federal em mais de R$100 milhões por ano segundo estimativas feitas de forma independente. Isso tudo no momento em que o governo mais tem cortado orçamento dos programas sociais, da educação (os cortes recentes no orçamento das universidades públicas) e da saúde, além de ter criados novos impostos como foi o imposto sobre as importações (o famoso ‘’imposto da shopee’’) que encarece produtos de diversas lojas on-line e atacado . Ora, se é um momento de crise, por que a prioridade é o aumento do número de deputados federais e estaduais?


Impressiona, mas não surpreende, também, o fato de que tal pauta tenha passado com amplo apoio tanto da base governista, quanto da oposição. O que mostra como quando é pra extorquir o povo, esses calhordas deixam quaisquer bravatas de lado e se unem enquanto um só para enfiar goela abaixo seus planos.


Isso nos ensina que também precisamos nos unir, para não deixar passar mais esse escracho passar e construir pouco a pouco um caminho onde nosso povo não seja mais achincalhado desta forma, eles estão cuspindo na nossa cara diariamente, precisamos revidar!

Se inscreva em nossa newsletter

Receba em primeira mão as notícias em seu e-mail

Seu e-mail
Se inscrever
bottom of page