O Dia da Resistência do Povo Preto no Salgueiro
- Núcleo de São Gonçalo
- há 10 minutos
- 2 min de leitura

O Dia da resistência do povo preto foi comemorado no último dia 20 de novembro com muita luta, comida e alegria no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo. O Projeto de Alfabetização e Reforço Escolar Zé Maria, que é organizado pelo Coletivo Escola Popular, realizou um dia inteiro de atividades com os participantes do projeto. A sede do projeto foi totalmente decorada com cartazes, faixas e bandeiras de quem deu seu sangue pela liberdade do povo preto. Foram realizadas oficinas de artesanato e contação de histórias, debates sobre Zumbi, Dandara e tantos outros heróis do nosso povo, além de brincadeiras e de uma senhora feijoada de almoço.
Confiram as fotos:
Em nota, o P.A.R Zé Maria afirmou:
“Ontem foi dia do Zumbi lá no projeto. O dia 20 de Novembro marca uma data muito importante para as classes populares do país. Uma data de luta, memória e celebração.
Zumbi morreu guerreando pelo seu povo e até hoje seu legado inspira homens e mulheres que lutam por uma verdadeira liberdade nesse Brasil.
Por isso, nada mais justo do que comemorar sua história com bastante festa!
Decoramos nossa barraca com murais sobre a história do Quilombo dos Palmares e os rostos de líderes populares na luta contra a escravidão; fizemos contação de histórias afro-brasileiras com as crianças e brincamos todos de bingo; rememoramos a história do Brasil a partir da oficina de bonecas abayomi. Tudo isso saboreando uma deliciosa feijoada feita na lenha!
Viva Zumbi!
Viva Dandara!
Viva a luta do nosso povo!”
O Núcleo da RRC de São Gonçalo marcou presença no evento e registrou todas as atividades. O P.A.R Zé Maria desenvolve diversas atividades na região, como aulas de reforço para adultos e adolescentes, oficinas e cineclube. O projeto vem buscando novos integrantes para participar do projeto, os interessados podem enviar uma mensagem para a página do instagram (@p.a.r_zemaria), onde irão ter maiores informações.














