top of page

RJ: Guarda Municipal invade depósito, apreende barracas e agride Camelôs

Camelô fica com a cabeça aberta depois de agressão da GM Foto: Revolução Cultural
Camelô fica com a cabeça aberta depois de agressão da GM Foto: Revolução Cultural

Na última segunda-feira (17), a prefeitura do Rio de Janeiro ordenou que a Guarda Municipal invadisse e desocupasse um depósito onde eram guardados carrinhos, barracas e produtos de camelôs no bairro da Lapa, região central do Rio. A ação realizada com bastante violência, feriu dezenas de camelôs e destruiu todas as suas mercadorias e ferramentas de trabalho. 


A truculência da ação chamou a atenção de quem passava, pois foram usadas bombas, spray de pimenta, balas de borracha, e violência corporal com cassetetes contra os camelôs pelos agentes da guarda municipal, que resistiram jogando tijolos, pedras e paus até onde puderam, tendo apoio de diversas pessoas que transitavam pelas ruas no momento. 


Essa ação é mais uma de várias ações da prefeitura do Rio, comandada por Eduardo Paes, contra os camelôs da cidade, que estão resistindo desde o início deste ano contra as medidas que restringem o comércio dos camelôs nas praias da Zona Sul. 


Até o momento, não houve, por parte da prefeitura, nenhum pronunciamento ou explicação do motivo da invasão ao depósito. Em entrevista a nossa Redação, alguns camelôs que não quiseram se identificar, afirmaram que foi mais uma tentativa da prefeitura de restringir os camelôs na cidade e enfraquecer estes trabalhadores que transitam no entorno da Feira da Glória, historicamente um ponto de comércio popular acessível a todos.






Assine nossa newsletter

Receba em primeira mão as notícias em seu e-mail

Seu e-mail
Assinar
bottom of page