SP: Prefeitura censura banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo por apoio a Palestina
- Felipe Dutra
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

Na tarde da última sexta (11), durante o festival de música Semana do Rock, promovido pela Prefeitura de São Paulo, a banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo sofreu grave censura por se posicionar ao lado do povo palestino. A produtora do grupo, Francesca Ribeiro, disse que desde o início do show, antes mesmo da primeira música, a organização do festival já queria impedir que a banda exibisse a consigna "Palestina Livre" no telão.
Faltando 20 minutos para o encerramento do show, depois de ter exibido não só a bandeira da Palestina, mas também de diversos outros países dominados pelo imperialismo, o telão foi apagado, os microfones foram cortados e a banda ameaçada de multa, assim interrompendo de vez que ela pudesse se manifestar livremente.
Em nota, a banda denunciou que "no contrato, não há qualquer cláusula que nos impeça, e manifestar-se publicamente a favor da Palestina não é crime em nosso país" e que "o que aconteceu hoje na chamada ‘Semana do Rock’ não condiz com o que o rock representa. Rock é insubmissão, é transgressão. [...] O que aconteceu hoje é inadmissível em uma democracia. Em nenhum momento (até a censura) houve qualquer menção à Prefeitura. Foi covardia. Continuamos firmes com nossas posições e esperamos o apoio de vocês.”
A solidariedade à causa de libertação da Palestina não tem ocorrido em nosso país senão sob o véu da repressão. Em manifestação recente na própria capital paulista, a Polícia Militar impediu o uso de cartazes e ameaçou quem os utilizasse de abordagem, sem fundada suspeita de crime.
Manifestamos nossa solidariedade à banda e admiração pelo seu firme posicionamento. Se a consigna foi censurada no telão, usamos o nosso espaço para bradá-la mais e mais:
Palestina livre e soberana, do rio ao mar!