top of page

Filipinas: Guerra Popular alcança vitórias táticas

Atualizado: há 5 dias

Foto: Philippine's Revolution Web Central.
Foto: Philippine's Revolution Web Central.

Publicamos abaixo tradução das recentes notícias da Guerra Popular nas Filipinas, veiculadas originalmente no portal Philippine Revolution Web Central, que alcançou vitórias táticas contra as Forças Armadas e forças auxiliares reacionárias do país.


Uma unidade do Novo Exército Popular (NEP)-Albay (Comando Santos Binamera) emboscou o esquadrão de 16 homens do 49º Batalhão de Infantaria (BI) que operava em Barangay Palapas, Cidade de Ligao, Albay, em 21 de agosto. Pelo menos três soldados fascistas foram mortos e um outro foi reportado como ferido na emboscada.


O NEP-Albay relatou que os soldados do 49º Batalhão de Infantaria (BI) tentaram se aproximar e invadir o acampamento do NEP, mas que as massas monitoravam os movimentos das tropas fascistas, o que permitiu à unidade do Novo Exército Popular conduzir um ataque preventivo imediato e decisivo.


Em Negros Ocidental, o NEP-Negros Centro-Sul (Comando Romeo Nanta) emboscou os soldados do 94º Batalhão de Infantaria (BI) e da CAFGU [Unidade Geográfica das Forças Armadas Cidadãs, força auxiliar irregular das Forças Armadas das Filipinas] que operavam em Sityo Balao, Barangay Tan-awan, Cidade de Kabankalan, em 4 de setembro. Três soldados fascistas ficaram feridos.


Em Aurora, uma unidade de defesa ativa do NEP-Aurora (Comando Domingo Erlano) feriu um soldado da 91ª Divisão de Infantaria na tarde de 21 de agosto, em Sitio Aguses, Barangay Matawe, Dingalan. Esta divisão vem conduzindo operações militares focadas e sustentadas em Dingalan e cidades vizinhas há três meses.


Nas últimas semanas, ainda, unidades do NEP realizaram sucessivas ações armadas de defesa ativa contra tropas atacantes das Forças Armadas das Filipinas (FAF). Além de Albay e Aurora, essas ações ocorreram em Masbate, Mindoro Oriental, Quezon e Capiz.


Essa série de batalhas refuta a declaração de julho de Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas, de que "não há mais grupos guerrilheiros" no país.

Assine nossa newsletter

Receba em primeira mão as notícias em seu e-mail

Seu e-mail
Assinar
bottom of page