Filipinas: Novo Exército do Povo paralisa operação em pedreira na cidade de Himamaylan
- Felipe Dutra
- 12 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jul.
Reproduzimos abaixo tradução inédita em português da notícia veiculada inicialmente pelo portal Philippine Revolution Web Central, com algumas alterações para facilitar o entendimento dos leitores.

O Novo Exército do Povo (NEP) - Centro-Sul de Negros (Comando Romeo Nanta), dirigido pelo Partido Comunista das Filipinas (PCF), realizou a operação em uma pedreira no Sítio Medel, Barangay Carabalan, Cidade de Himamaylan, Negros Ocidental, em 4 de julho. O Exército Vermelho paralisou e incendiou dois caminhões basculantes e uma retroescavadeira.
Os equipamentos da pedreira destruídos pertencem à empresa da capitã Mildred Titular, de Barangay Carabalan. O dano total às três máquinas da pedreira é estimado em pouco mais de R$1 milhão.

O porta-voz do NEP - Centro-Sul de Negros, Ka Dioneso Magbuelas, disse que os moradores reclamam há muito tempo da operação da pedreira devido ao seu impacto no rio Paniplan. Ele explicou que a escavação anual na área aprofunda o rio, privando as terras agrícolas vizinhas de irrigação.
A operação da pedreira é gravemente prejudicial à vida e ao sustento dos moradores. Atravessar o rio, aprofundado pela escavação, também se tornou perigoso para os moradores.
É preciso lembrar que a empresa de pedreiras obrigou os moradores locais a assinar um "Consentimento Livre, Prévio e Informado" (CLPI) em 2021 para permitir suas operações. Naquela época, o 94º Batalhão de Infantaria (BI) foi usado para intimidar moradores, distribuir propina e empregar outras táticas divisionistas para permitir a operação da pedreira.
A ação punitiva do NEP - Centro-Sul de Negros serve como um lembrete para empresas e indivíduos que são pela violação dos direitos humanos e dos meios de subsistência da população em nome do lucro [disse Ka Dionesio]
Ele também alertou que o Novo Exército Popular não hesitará em defender a população e o meio ambiente contra pedreiras, minas e projetos destruidores:
O poder vermelho predominante nas montanhas sempre defende a justiça para as vítimas de abuso e fraude
Enquanto isso, soldados do 94º Batalhão de Infantaria (BI) teriam chegado a Barangay Carabalan após a ação punitiva do Novo Exército Popular. O exército mercenário defende claramente os interesses da pedreira destruidora, dos latifundiários, da burguesia compradora e dos capitalistas burocráticos.