RJ: Claúdio Castro e FGV afundam educação do Rio com ''aprovação automática''
- Núcleo de São Gonçalo
- 27 de nov.
- 2 min de leitura

Há quase um ano, em 19 de dezembro de 2024, a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) firmou parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para reorganizar a rede estadual e a posicionar entre as primeiras do país no IDEB-2025. Ao longo deste ano, como se não bastasse a enxurrada de avaliações externas e materiais chegando em nossas escolas a revelia de nossas demandas reais, o (des)governador Cláudio Castro editou o Decreto nº 49.994 de 17 de novembro de 2025, estabelecendo as bases para a Resolução SEEDUC nº 6.391 de 19 de novembro de 2025, que nega o verdadeiro direito ao conhecimento dos estudantes, e institui metas de aprovação altíssimas, sem qualquer pactuação com as comunidades escolares.
Essa nova resolução na prática sentencia uma aprovação automática, pois agora os estudantes irão poder repetir em até 6 matérias que mesmo assim vão ser aprovados, e coloca uma ''bonificação'' para as escolas que tiverem mais de 85% de estudantes aprovados anualmente. Essa chantagem tem como objetivo claro maquiar os números da educação da rede estadual, que tem sido atacada e precarizada a níveis altíssimos a anos.
Durante o último ano, vários órgãos de controle externo estiveram intervindo na rotina escolar de forma contínua, mudando horários de aulas, estabelecendo reuniões, impondo avaliações, “pulando” estudantes de série e, agora, ainda querem impor a aprovação automática. Essas medidas, além de não contribuirem com um desenvolvimento saudável dos estudantes, tira a autonomia e o poder das mãos dos professores, pois no momento que os estudantes não irão mais ter que se preocupar com a reprovação, vão ficar ainda menos motivados para se dedicarem ao estudo.
A secretária de educação Roberta Barreto e Claúdio Castro está vendendo a educação pública, o futuro da juventude pobre que estuda quase que integralmente na rede estadual, e rasgando o trabalho dos profissionais da educação.
CHEGA DE FRAUDE NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO!
''Chega de enganação! Chega de maquiagem! Não à política de aprovação automática disfarçada de "novas oportunidades de aprendizagem". O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) em resposta a esta proposta absurda, convocou um ato para a próxima sexta-feira (28). O ato “Black Fraude na educação, NÃO!'' será em frente a Seeduc, Rua Joaquim Palhares, 40, na Cidade Nova ás 14hrs. O CCCI (Campo Classista Combativo e Independente) estará presente, confira o folder abaixo:







